a culpa é sempre do mordomo

quinta-feira, dezembro 22, 2005

Cavaco vs Só Ares

Penso que a análise do debate que juntou Cavaco e Soares deve ser feita tendo como pano de fundo os resultados das últimas sondagens. Só neste contexto se explica a atitude que Soares assumiu durante o debate.

Soares, cujo objectivo era obrigar o seu adversário político a cometer um erro que lhe permitisse um volte-face nas intenções de voto, falhou em toda a linha.

Apesar dos ataques rasteiros à sua pessoa, dos insultos e das insinuações torpes, Cavaco permaneceu sereno (com excepção de um momento em que foi obrigado a conter-se), ainda teve tempo para tecer alguns elogios ao seu adversário e tentou passar a ideia de como deve ser exercida a presidência do país.

A atitude de Soares, desprovida de qualquer ideia passível de discussão política, redundou apenas em agressividade gratuita, afastando-se do eleitorado tradicionalmente moderado do Partido Socialista.

Julgo que com esta postura, Soares hipotecou definitivamente o eleitorado determinante para a realização de uma segunda volta: o centro.

P.S. Mais sobre o debate aqui.

Sem comentários:

Contribuidores