a culpa é sempre do mordomo

quarta-feira, dezembro 07, 2005

Pesadelo Alegre!

Nas minhas recentes investigações como detective candidato à presidência da república, descobri o seguinte facto que não é uma teoria da conspiração.

O P.M. José Sócrates quer que seja o Candidato Prof. Cavaco Silva a ganhar as eleições.

Sócrates já foi em tempos um militante do PSD, nesses tempos deve ter ganho alguma simpatia com o Professor. Como se tem visto ultimamente, as suas políticas são muito liberais e ao que parece mais encostadas à direita. Podemos dizer que ele não tem outra opção, seja isso ou não, mas até o Professor não disse mal do novo orçamento de estado.

Por outro lado, no período anterior à apresentação de qualquer candidatura do PS para a presidência da república, pairava apenas a Candidatura do Poeta Manuel Alegre, que nunca foi muito apoiada por Sócrates.

Os motivos podiam ser que não era uma candidatura de peso com força para Ganhar como seria por exemplo a de Vitorino, ou porque Alegre foi opositor de Sócrates na corrida a secretário geral e as simpatias podiam não ser muitas, ou então a verdadeira razão, Sócrates queria Cavaco na presidência, mas obviamente não o podia apoiar.

Mas como resolver esse problema? Como apoiar Cavaco?

A solução só poderia ser “uma loucura total” (Cit. Mário Soares in programa da SIC). O aparecimento inesperado da candidatura de Mário Soares, foi a solução.

Mário Soares candidata-se sozinho. Reparem que aparentemente ninguém lhe pediu para ser candidato. Ele é que se ofereceu. No entanto o seu estatuto não permite a ninguém no PS, dizer atenção que o rei vai nu.

Sócrates pensa, “Com esta loucura do Soares, sim, obviamente ele vai perder as eleições. Mas como ele é quem é, acima do partido e foi ele quem avançou, então a derrota é dele e não minha, nem talvez do PS. E assim fico limpo e o Cavaco Ganha, YESS!!!”

Desta forma, escrevendo certo por linhas tortas, Sócrates esperava estar a dar o apoio que queria a Cavaco. Aliás, como bem disse o isentíssimo comentador político, Marcelo Rebelo de Sousa. O melhor para a vitória de Cavaco era ter sido o Mário Soares o candidato do PS.

Bom, mas então eis que surge o Pesadelo. Alegre avança com a sua candidatura. Aparentemente seria uma candidatura que não causaria mossa.

Mas por um efeito de ordem, passa a ser uma candidatura muito forte à esquerda.

O efeito de ordem é a designação que os investigadores dão a quando, por exemplo num congresso, ou num show, após uma apresentação ou performance muito boa, quem faz a apresentação ou número seguinte não consegue brilhar. Obviamente este efeito também pode ser oposto, após uma performance fraca, a seguinte parece muito boa.

Na área da política os politólogos chamam a este efeito: “efeito Santana Lopes”

Quem não se recorda, depois de Santana Lopes ter sido nomeado P.M., todos já achavam a Ferreira Leite a salvadora da nação, quando antes era o ódio de estimação do povo (talvez gostemos de quem nos bata), e até após Santana a actuação silenciosa de Sócrates é simplesmente brilhante.

Confesso que pensei dar a este efeito outro nome que não Santana Lopes. Tentei inspirar-me no efeito “Sandwich” também usado pelos politólogos, e chamar-lhe “efeito cachorro quente com muita mostarda e ketchup que quando apertado a salsicha salta para fora”, mas não, achei melhor usar o efeito “Santana Lopes”.

Mas voltando ao tema do pesadelo, foi este estranho efeito que fez Alegre saltar para fora e passar à frente nas sondagens a Mário Soares. (Mário soares é neste caso, o Santana Lopes de Serviço).

Não quero discutir muito o assunto, mas parece-me claro que se for este o candidato a passar à segunda volta, teria mais hipóteses de ganhar a Cavaco do que Soares.


Evidentemente, tudo isto não passa de um cenário, porque agora há um novo candidato.








ps (de post scriptum e não de partido socialista) Obviamente os tarados da teoria da conspiração já estão a pensar que isto não passa tudo de um golpe planeado e preparado pelos PS’s para fazer Alegre ganhar.

1 comentário:

pn disse...

Depois de inventar esta treta toda, ninguem posta sequer uma merda dum comentezinho que seja. Onde está a cidadania?

Contribuidores